Os Estados Unidos se mostraram muito decepcionados com a notícia de que a Rússia concedeu asilo político de um ano para o ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, conhecido por ter vazado o esquema de vigilância global da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA).

Segundo o jornal norte-americano Wall Street, o principal porta-voz do presidente Obama, Jay Carney, se pronunciou sobre o assunto. “Estamos extremamente desapontados que o governo russo tenha dado esse passo mesmo com o nosso pedido muito claro e dentro da lei”, afirmou. “O Sr. Snowden não é um informante que revelou informações – ele é acusado de vazar informações secretas.”

A decisão do governo russo, anunciada nesta ultima quinta-feira, ameaça ainda cancelar uma visita agendada para setembro do presidente norte-americano Barack Obama à Rússia, quando se encontraria com o presidente russo Vladimir Putin. “Estamos avaliando a utilidade de um encontro à luz desses acntecimentos”, disse Carney, completando que nenhuma decisão oficial foi tomada sobre essa questão.

Nesta ultima quinta-feira, foi anunciado que Edward Snowden recebeu um visto temporário para viver e trabalhar na Rússia por um ano. O ex-funcionário já deixou o aeroporto de Moscou, onde estava há mais de um mês.

Fonte: IDG Now! com base no Wall Street Journal.