O crescimento do uso de smartphones e tablets nas empresas ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários. Mas é preciso cuidar da Segurança das Informações.
Abaixo 6 dicas de proteção que devem ser adotadas como medidas de proteção dos dados que trafegam por seus dispositivos móveis. Independente da política de segurança da empresa em que o aparelho será usado.
1 – Bloqueie o dispositivo quando não estiver em uso, utilizando senhas seguras e difíceis de adivinhar. O ideal é combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como %, # ou $. Complementando: Utilize um gerador de senhas e um armazenador de senhas.
2 – Só instale no aparelho aplicativos de boa procedência, evitando lojas (apps stores) e sites não confiáveis. E só baixe apps de lojas como por exemplo Google Play e de fabricantes confiáveis
3 – Mantenha o sistema operacional do dispositivo sempre atualizado e com as correções de segurança mais recentes. Sempre que aparecer alguma atualização, faça sem pensar duas vezes.
4 – Desative as interfaces de comunicação sem fio (bluetooth, gps, Wi-fi, etc) que não estiverem em uso. É uma forma de evitar que elas sejam utilizadas pelos aplicativos maliciosos. Inclusive porque essa prática faz com que o consumo da bateria seja melhorado.
5 – Instale aplicativos de proteção, como os que permitem apagar remotamente dados pessoais ou localizar o aparelho em caso de perda ou roubo. Recomendo o SeekDroid para Android e o Buscar Meu iPhone para iPhone, iPod touch e iPad.
6 – Nesse caso, toque imediatamente todas as senhas (de e-mail, bancos, acesso a aplicativos) armazenadas no dispositivo.
Fonte: Revista Info, com alguns pitacos de minha autoria.