Há muitas opções de aplicativos e serviços para encontrar um smartphone ou tablet Android roubado. Mas o Google parece ter sentido falta de uma ferramenta própria, e anunciou hoje que lançará no final de agosto o Android Device Manager.
O app contará com funções que ajudarão desde o usuário desatento até a pessoa que teve o smartphone furtado. Um dos recursos dele permitirá ativar remotamente um alarme, que tocará em volume máximo mesmo com o aparelho no silencioso. A função pode vir bem a calhar quando o dispositivo estiver perdido dentro de casa, por exemplo.
E caso a situação seja mais grave, e o smartphone esteja fora de alcance, o usuário ainda poderá localizá-lo em um mapa, que mostrará a posição dele em tempo real. O funcionamento do recurso não foi detalhado, e não se sabe se ele dependerá única e exclusivamente do GPS do aparelho ou se poderá usar o sinal de torres de celular para encontrá-lo.
O Android Device Manager contará também com ferramentas para apagar dados do aparelho à distância. Assim, se o dispositivo estiver em posse de outra pessoa – um ladrão, talvez –, dá para apagar rapidamente toda e qualquer informação guardada na memória.
Prometido para o final de agosto, o serviço deve funcionar em Androids 2.2 ou mais recentes. Para usá-lo, só será exigida uma conta do Google – a mesma que estiver cadastrada no smartphone ou tablet.
Fonte: Revista Info