Filme de Werner Herzog mostra “histórias de terror” com pessoas que foram afetadas ou causaram acidentes enquanto digitavam textos no smartphone ao volante.
O aclamado cineasta e diretor Werner Herzog fez uma parceria com a AT&T (provedora de telefonia móvel americana) para criar uma campanha anti “escrever-e-dirigir“, destinada a estudantes do ensino médio.
O documentário de 35 minutos faz parte da campanha da AT&T “It Can Wait” (Isso pode esperar, em tradução), que será distribuída para mais de 40 mil escolas de ensino médio e alerta para os perigos de escrever mensagens de texto enquanto dirige. A campanha e o filme estão no site feito especialmente para o projeto, www.itcanwait.com
O filme, chamado, “From One Second To The Next” (“De um segundo para o outro”, em tradução livre) não tem a menor intenção de ser fácil. De fato, ele tenta – com sucesso – ser “um soco emocional na barriga” do espectador.
O documentário apresenta entrevistas não apenas com as vítimas, mas com os membros da família, com a polícia, e com os responsáveis pelos acidentes relatando cenas horríveis (bem como as consequências) em detalhes.
O diretor de 70 anos pode parecer uma escolha estranha para um problema que é tão associado à cultura jovem. Enquanto ele diz não ser adepto a enviar mensagens de texto enquanto dirige – ou até mesmo mensagens de texto, ele viu que “há algo acontecendo na civilização que está chegando com muita veemência a nós.”
A prática de enviar mensagens de texto (o chamado texting, em inglês) enquanto dirige, atualmente supera a combinação “beber e dirigir“ como causa número um de mortes de adolescentes em acidentes de carro, resultando em 3 mil mortes por ano e 300 mil feridos nos EUA.
Veja o documentário abaixo:
Fonte: IDG Now!
Obs.: Me emocionei com o vídeo, é realmente um soco emocional na barriga. Se não quiser ver de uma só vez, veja em partes, mas tente ver tudo, pois vale muito a pena.