bkpÉ imprescindível que as empresas tenham sistemas de backup de dados, mas a palavra de ordem, atualmente, é recuperação de dados. Em entrevista ao Convergência Digital, durante a 10ª edição do EMC Forum, Erick Pascoalato, diretor de vendas para backup da EMC Brasil, explicou que as empresas buscam, cada vez mais reduzir o tempo de recuperação de dados.

Em linha com a demanda por mais rapidez, cresce a substituição de sistemas de backup por fitas por backup de disco. “O disaster recovery é mais efetivo com o disco”, explicou Pascoalato. “Em fita, é necessário resgatar a mídia e ler a fita, enquanto no disco está tudo ali”.

A migração é uma jornada gradativa, mas que tem atraído as empresa. Pascoalato contou que, globalmente, cerca mil clientes da EMC já migraram para a solução em disco, acabando com o backup em fitas. “O restore é tão rápido quanto é rápido seu [sistema de] backup”.

Pesquisa da EMC Brasil, divulgada durante o EMC Forum, constatou que 50% das empresas entrevistadas assumem que não vão recuperar seus dados em casos de desastres ou ataques hackers. Assista a entrevista concedida por Erick Pascoalato, à CDTV, do Convergência Digital:

Comentário do Autor deste Blog: E na sua empresa? Existe um sistema de backup confiável? O sistema é em fitas ou outro sistema? E o plano de Continuidade de Negócios, existe? Algum plano de Disaster Recovery?

Fonte: Convergência Digital