Cerca de 30% das infecções em computadores por malware são realizadas por meio de mídias removíveis, como pendrives e cartões SD, de acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab.
Ataques por meio desses dispositivos podem servir para duas finalidades: o agressor pode usar malwares capazes de detectar quando o USB é conectado a fim de infectar computadores, com a esperança de que a unidade infectada será conectada a outras máquinas, espalhando o vírus. E eles também podem ser usados para roubar informações diretamente das máquinas, o que poderia ser prejudicial para qualquer pessoa que tenha dados confidenciais armazenados em seus sistemas.
Além disso, o tamanho compacto destes dispositivos faz com que eles sejam fáceis de serem perdidos ou roubados.
Em 2012, por exemplo, duas usinas americanas foram invadidas por crackers quando um funcionário trouxe um pendrive infectado para as instalações. Embora este caso seja extremo, serve como prova dos danos que essas unidades podem causar.
Para se manter seguro, basta tomar alguns cuidados como: configurar o sistema operacional para bloquear a execução automática do dispositivo, instalar soluções de segurança na máquina e mantê-las sempre atualizadas, manter softwares no computador sempre atualizados, bloquear o PC para que não execute automaticamente unidades removíveis, não copiar arquivos executáveis, e manter arquivos pessoais e corporativos separados – especialmente se o pendrive for compartilhado por colegas de trabalho.
Leia Também:
– Proteja seu pen drive com BitLocker no Windows 8
– Para o cibercrime atual, Android é o equivalente ao Windows
– Vírus de PC leva homem a se entregar por pornografia infantil nos EUA
Fonte: IDG NoW!
Uma alternativa criada aqui no trabalho é proteger o pen drive de vírus de boot. O pessoal já também já sabe que chegando um pen drive novo desprotegido recorre a mim para que seja analisado inicialmente através de uma distro Linux e depois seja colocada a proteção. Aproveito, se me permite, para deixar dois links de como fazer para proteger: http://ogestor.eti.br/como-proteger-pen-drive-de-virus-sem-usar-antivirus/ e como retirar: http://ogestor.eti.br/como-eliminar-o-trojan-que-faz-pastas-virarem-arquivos-executaveis/
CurtirCurtir
Olá Luis, muito obrigado pelo seu comentário e pelas dicas. Com certeza poderá ser útil para muitas pessoas. Valeu também pelos links, serão muito úteis. Abraços e continue nos visitando.
CurtirCurtir
Douglas Garcia • Por isso defendemos tanto a estruturação com thin clients.
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Olá Douglas, Thinclient é uma ótima saída e também defendo, porém já trabalhei em algumas empresas que utilizavam muitos notebooks, nesse caso a solução foi realmente bloquear todas as portas USB (entre outros bloqueios) via antivírus que possui o gerenciador de dispositivos. Estou te adicionando para trocarmos novas informações. Grande Abraço
CurtirCurtir
Douglas Garcia • Sim André, conheço estes bloqueios realizados nas empresas , contudo usuário tem muita imaginação, rsrsrs.
Já vi cada coisa.
No caso do thin client , este bloqueio é feito no software que vêm na SD Card do equipamento e também pelas configurações de segurança do servidor, desta forma fica bem mais difícil driblar.
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Sim, já passei por alguns incidentes de Segurança, por causa da “imaginação” dos usuários, mas mesmo assim, foram todos resolvidos. A questão na empresa não é bem tanto você conseguir burlar e acessar um pendrive e transmitir vírus pro PC ou pra rede ( o que também seria uma chateação sem tamanho), a prioridade dessa empresa onde trabalhei era o vazamento de informação, por isso também que na ponta utilizavam uma solução de DLP. A técnica do Thinclient é ótima, nunca trabalhei a fundo com eles, mas tenho um conhecimento, pois em uma empresa que trabalhei em 2006 já utilizavam thinclients. Abraços
CurtirCurtir
Douglas Garcia • Aceitei seu convite.
Me informe um endereço de email , vou te enviar algumas informações de nossas soluções , penso que vai achar interessante.
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Claro… com certeza, pode me mandar no endereço que tem no meu linkedin mesmo. Te mandei uma mensagem inbox te convidando para o meu Blog e minha fanpage também. Abraços
CurtirCurtir
Luis Marcos Leite • Valeu, André e Anderson. Abs.
CurtirCurtir