Autor: Dan Tynan (TechHive.com)

Há algumas semanas, estava eu passeando pelo Facebook em meu iPad quando notei isso no meu Feed de Notícias.

Embora o post diga claramente que não é para deixar qualquer comentário, eu escrevi um assim mesmo. Eu não posso repetir o que eu disse aqui, mas dá para entender o que eu quero dizer. Houve, de fato, várias postagens do indivíduo no meu feed nesse dia – algo que eu não tinha percebido antes. Como eles chegaram aqui?

Tem a ver com a forma como o Facebook projetou a ferramenta Grupos. Resumindo: o fato de a rede social permitir que qualquer amigo seja adicionado a qualquer grupo, deixa a porta aberta para spammers e diz: “entrem“…

Agora, a história completa.

Aparentemente, em algum momento no mês passado eu fui adicionado a um grupo chamado “Shared Your Topics“. Se você visitar esse grupo – e eu não recomendo que o faça – você encontrará todos os tipos de pessoas, como o cidadão acima. Também fui adicionado a um outro grupo chamado “Technology News“, no qual os spammers também deixaram mensagens.

Você somente pode ser adicionado a um grupo por um membro que também está na sua lista de amigos. Mas, uma vez que você está lá, você começa a ver as mensagens de pessoas que definitivamente não são seus amigos – incluindo pessoas como o Sr. Brian aí em cima. Isso porque, em sua infinita sabedoria, o Facebook decidiu que, se alguém quer adicioná-lo a um grupo “aberto” na rede, então você está dentro. E por “sabedoria infinita” eu realmente quis dizer “imenso desejo de crescer a sua ferramente Grupos o mais rapidamente possível e (talvez) limpar a bagunça depois se pessoas suficientes reclamarem“.

Depois de ser adicionado a um grupo, o usuário é notificado pelo Facebook, que presumivelmente dá a opção para que ele saia do grupo. Mas se você perder essa breve notificação, está sujeito a receber qualquer spam que alguém queira compartilhar naquele Grupo até você sair. Essas notificações também deveriam aparecer nas atividades da sua Timeline, juntamente com o nome do em-breve-ex-amigo que adicionou você. Mas, em testes que realizei, cerca de metade dessas notificações de Grupos não apareceram – só Deus e Sheryl Sandberg sabem o porquê.

Nem o “Share Your Topics“, nem o “Technology News” estão listados no meu registro de atividades, então eu não sei quando fui adicionado ou quem fez isso (embora eu tenha minhas suspeitas). Como já observei, as ferramentas do Facebook para relatar abusadores são notoriamente frustrantes. Você pode denunciar um grupo ou uma pessoa por publicar “conteúdo impróprio“.

Você pode bloquear a pessoa, o que não impede que o spam, mas te impede de ver a mensagem. Ou você pode enviar ao usuário um comentário educado (no meu caso indelicado) pedindo que, por favor, parem o que estão fazendo. Boa sorte com essa última. Eu denunciei esse cara e o Grupo em que ele estava semanas atrás. Nada mudou.

Enquanto isso, notei que Grupos abertos aos quais eu voluntariamente optei por participar agora estão mudando suas configurações de privacidade de aberto para fechado. Perguntei a um dos administradores o por quê. Sua resposta foi simples: Spammers invadiram. Se você é o administrador de um grupo no Facebook e ele não é fechado, no entanto, agora seria um bom momento para fazer isso. É consideravelmente fácil.

Dica: Vá para a página do grupo, clique no botão Configurações no canto superior direito (no ícone da engrenagem) e selecione Editar configurações do grupo no menu drop-down. A partir daí você pode escolher exatamente o quão aberto ou fechado você quer que o seu Grupo seja, e o quanto de controle administrativo você quer sobre quem pode participar e que eles podem dizer.

Uma solução melhor seria o Facebook mudar as políticas de Grupos para fazê-los aceitar para entrar em um grupo e não optar por sair, desse modo as pessoas não poderiam simplesmente adicioná-lo a qualquer grupo que queiram, até que você opte por não mais participar dele. A rede social deveria também tornar muito mais fácil a denuncia de agressores, como o Twitter tem feito. Mas eu não acho que o Facebook tem qualquer interesse em resolver este problema. Enquanto isso, vamos continuar à mercê de palhaços como esse cara.

Leia também:

Como receber menos spam e preservar sua privacidade?

Um Video bem didático sobre SPAM

Fique esperto: anúncio do “Instagram para PC” é golpe

Após reclamações, Twitter introduz botão contra tweets abusivos

Fonte: IDG NoW!