
Foram detectados trojans bancários capazes de afetar diretamente usuários do navegador de internet Google Chrome, revela os pesquisadores do Laboratório de Investigação da ESET América Latina.
Apenas instalando uma extensão maliciosa no navegador, os desenvolvedores dessa ameaça aumentam a possibilidade de roubar credenciais e dados bancários de usuários finais com sucesso. Além disso, aproveitaram um erro de projeto do servidor do governo brasileiro para propagar esse código malicioso. Utilizaram um endereço de e-mail de domínio legítimo (gov.br) e assim foram capazes de se manter anônimos.
“A finalidade do plugin malicioso é interceptar todas as páginas web que a vítima em questão está navegando em busca de sites de bancos pertencentes a entidades financeiras brasileiras. Dessa maneira, em caso da vítima acessar seu Internet Banking, ocorrerá o roubo de suas informações bancárias como usuário e senha por meio do código malicioso”, explica Fernando Catoira, Analista de Seguranças da ESET América Latina.
Além dessas ameaças, os cybercriminosos desenvolveram um trojan bancário capaz de afetar o sistema Linux que possui características similares a códigos maliciosos para Windows. Embora este sistema operacional seja popular no uso para servidores web e dispositivos móveis como Android, ele não é muito conhecido e utilizado por usuários finais. Porém, isso não quer dizer que não poderá ser atacado.
“Esse trojan foi denominado por seus autores como ’Hand of Thief’ e foi produzido especificamente para usuários finais de Linux, pelo motivo que muitos desses imaginam que não se faz necessária a utilização de medidas de proteção. A ameaça está sendo vendida em mercados ilegais por até US$ 2.000 dólares”, afirma André Goujon, Especialista de Awareness & Research de ESET América Latina.
Leia Também:
– Sites do governo estão infectados por Trojans, malwares e backdoors
– Dica: Este site é seguro? Verifique com o Norton Safe Web
– Governo, com espionagem, ressuscita projeto de e-mail nacional
Fonte: Convergência Digital
Marlon V. Reck • Será que os cracks vão apontar suas armas para os usuários de desktop linux?
CurtirCurtir
josino nascimento lima • e fogo gosto do linux por ser bem interessante e grandes posibilidades de ser reformulado do zero e baixo consumo de memórias
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Olá Josino, não utilizo Linux, mas respeito quem utiliza, não fico naquela “briguinha idiota” de quem é melhor, ou se vc usa isso você não sabe operar, ou algo do tipo. O problema é que agora o alvo pode estar se virando um pouco pro lado do Linux, mesmo que o numero de usuários do sistema operacional seja bem inferior a de outros. Abraços
CurtirCurtir
josino nascimento lima • é mesmo amigo estou estudando para construir uma plataforma Linux nova
apezar de meu conhecimento ainda ser pouco…
CurtirCurtir
josino nascimento lima • infelizmente esta voltando para o Linux e para o android que foi criado sobre nucleos muito bom porem como todo S.O novo com falhas que podem ser melhoradas…
CurtirCurtir