
Enquanto alguns brasileiros saiam às ruas para protestar no sábado, 7 de setembro, um outro grupo dedicou-se a fazer manifestações virtuais. Segundo levantamento da operadora BT, foram detectados pelo menos 50 ataques a sites brasileiros, no dia da independência brasileira, no sábado, 07 de setembro, também marcado por manifestações em diversas capitais, em especial, no Rio, São Paulo e Brasília.
A maioria das ações (75%) foi direcionada a páginas de órgãos do governo. Entre alvos estava a Polícia Militar do Rio de Janeiro, revela reportagem do jornal Valor Econômico, desta ultima quinta-feira, 12/09. Os ataques aos sites de domínio .gov.br foram anunciados com antecedência por grupos de hacktivistas, principalmente o @Anonymous.
Eles divulgaram amplamente que os “protestos digitais” também fariam parte da “Operação sete de setembro”, como ficou conhecido nas mídias sociais e também na imprensa o conjunto de manifestações que ocorreram nesse dia em diferentes pontos do país, escreveu Ramiro Rodrigues, diretor de segurança para a América Latina da BT no blog da companhia.
A técnica usada nos ataques é conhecida como negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), quando um grande número de solicitações de acesso é enviada simultaneamente a um site com o objetivo de tirá-lo do ar. Desde o ano passado, a ação tem sido usada principalmente em protestos políticos para tirar do ar páginas de órgãos de governo, ou fazer manifestações contra empresas.
Leia Também:
– Game over: hackers roubam dados de usuários de “League of Legends”
– Hacker do perfil de Zuckerberg ganha crowdfunding para arrecadar sua recompensa
– Hacker divulga dados de 15 mil usuários do Twitter; empresa nega invasão
Fonte: Jornal Valor Econômico
Sergio Gomes Rosas – Isso não são hackers, são bandidos. Quando é que a MÍDIA vai aprender que os verdadeiros hackers estão no MIT e os bandidos (crackers, carders, script kidies…) estão infernizando na grande rede?
Jornalista mal informado é pior que jornalista burro. Pelo menos os burros aprendem.
CurtirCurtir
cara vai estudar um pouquinho , so porque alguem estuda em uma instituiçao nao quer dizer q ele é bom ou ruim (Em informática, hacker1 é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.2) Entao isso é protesto virtual derrubar site por DDOS se vc sabe o que é nao se encaixa em crime alem de nao estarem roubando dados apenas pedindo o que é de direito
CurtirCurtir
Boa tarde. Entendo o seu comentário. Só me diga uma coisa, esse seu comentário, foi diretamente para mim que publico as noticias aqui no site ou para a Fonte citada na matéria? Depois da sua resposta continuamos o papo. Abraços
CurtirCurtir
Ou foi o Sr. Sergio Gomes Rosas? Que comentou acima?
CurtirCurtir
Andre Amorim – operadora BT ?
CurtirCurtir
André Nogueira – Brasil Telecom.
CurtirCurtir
Andre Amorim – tah .. pensei sobre MPLS ( http://pt.wikipedia.org/wiki/MPLS ) pensei em BT British Telecom … sorry .. move on ..
CurtirCurtir
Sergio Gomes Rosas Isso não são hackers, são bandidos. Quando é que a MÍDIA vai aprender que os verdadeiros hackers estão no MIT e os bandidos (crackers, carders, script kidies…) estão infernizando na grande rede?
Jornalista mal informado é pior que jornalista burro. Pelo menos os burros aprendem.
CurtirCurtir
André Nogueira Calma amigo!!! Muita gente sabe o que fala, mas alguns realmente não sabem…
CurtirCurtir
Sergio Gomes Rosas Eu estou calmo… Apenas estou opinando e informando de maneira correta para que o povo não confunda as coisas. Ser hacker é uma coisa completamente diferente do que esses bandidos fazem.
CurtirCurtir
Andre Amorim move on .. now get back to work .. o tempo que passou naum volta mais …
CurtirCurtir
Sou a favor de ataque de negação de serviço como protesto, desde que surgiu o Anonymous(inicio como grupo depois como ideia) havia esses ataque de negação de serviço usando LOIC ou HOIC a decadas atras! Apoio totalmente iniciativa
CurtirCurtir