As vendas mundiais de appliance de segurança — sistema que combina hardware e software para proteção de dados — atingiram US$ 2,1 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da IDC. Apesar disso, as remessas de dispositivos registraram queda de 1,5%, na mesma comparação, totalizando 483.354 appliances.
Geograficamente, o Canadá continuou a registrar o maior crescimento nas vendas durante o período, com aumento de 17,6% na receita em relação ao mesmo trimestre de 2012. Em seguida aparece a região da Ásia-Pacífico, exceto o Japão, com crescimento de 9,9%. Já os Estados Unidos, responsável por 41% da receita total do segmento, obteve alta de 8,7% nas vendas, enquanto a Europa Ocidental viu sua receita crescer apenas 0,6%.
Ainda segundo a IDC, dos cinco fabricantes em que o mercado está concentrado, a Cisco continuou a liderar as vendas, detendo 16,2% do mercado de appliance de segurança no segundo trimestre e receita de US$ 346 milhões. Em segundo lugar figura a Check Point, com 12,5% de market share, seguida pela Fortinet, com 6,2% de participação de mercado, e a Juniper, com 5,5%. Apesar de consolidada na quarta posição, a Blue Coat foi a empresa com melhor desempenho no período, com crescimento de 61,2% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Sua participação de mercado foi de 5,1% e a receita, US$ 109 milhões.
Dentre os segmentos de mercado, o de gestão unificada de ameaça em redes (UTM, na sigla em inglês) foi o que registrou maior elevação na receita, com 32,8%, e respondeu por 38,2% do total do mercado de appliance de segurança no segundo trimestre. O segmento de sistemas de detecção e prevenção de intrusos (IDPS) também teve elevação, de 10,7%. Já o de firewall/VPN, responsável por 20,3% da receita total, teve queda de 22,1% em relação a igual período de 2012.
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Fonte: Convergecom