cryptoPara entender a criptografia:

1. O que é criptografia?

É um processo de comunicação através de mensagens cifradas usado desde a antiguidade. A transformação dos dados em código é chamada de encriptação. O mecanismo que desembaralha uma mensagem criptografada é conhecido como chave.

Num exemplo bem simples, a palavra “Link” poderia ser codificada avançando-se três letras no alfabeto para cada letra que forma a palavra (“olqn”).

2. Como funciona?

Atualmente a criptografia é quase sempre feita por meio de computadores que embaralham os bytes dos dados e não mais letras ou números. Existem vários tipos de criptografia digital. Na mais simples, chamada simétrica, uma mensagem pode ser dividida entre dois computadores que tenham a mesma chave. Num nível mais complexo, algoritmos sofisticados são usados como chave.

3. Como é possível quebrar a criptografia?

Dados criptografados podem ser quebrados com o uso de supercomputadores que tentam todas as combinações de chaves em segundos ou hackeando o software que é usado na operação. No caso das denúncias de espionagem, os sistemas de criptografia desenvolvidos nos EUA teriam falhas de segurança, chamadas de ‘porta dos fundos’, para que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pudesse acessar os dados mesmo que criptografados.

4. Onde se usa a tecnologia de encriptação?

Transações online com cartão de crédito; em roteadores, para proteção do Wi-Fi doméstico; senhas pessoais de computador; proteção de informações sigilosas de empresas e governos; e comunicações diplomáticas.

Leia Também:

Cerca de 35% das empresas não usam a criptografia para proteger dados

Brasil depende da criptografia alheia

Petrobras pode ter ignorado oferta de criptografia nacional

Fonte: Estadão