botEm um movimento crescente, a internet invade a casa de milhões de pessoas em todo o mundo. Em decorrência, a publicidade digital vivencia uma curva ascendente, com a previsão de que somente nos Estados Unidos haverá um salto de 14,9%, o que se remete a cifra de US$ 42,3 milhões, de acordo com a eMarketer.

Ninguém discute a importância do anúncio digital em tempos da mudança de hábitos de grande parte da população. Entretanto, o Jornal Valor Econômico nos mostra as fraudes do sistema de publicidade digital vigente, o que prejudica a confiabilidade do sistema e pode até chegar ao ponto de se tornar caso de polícia.

A partir do conceito de que a maioria dos sites cobra dos anunciantes com base no número de visitantes, cada vez mais se torna comum uma audiência fake que se baseia em acessos de visitantes gerados por um computador, os chamados “robots”  ou simplesmente “bots”.

“Autoridades e especialistas de segurança na internet dizem que dezenas de milhares de sites duvidosos estão surgindo na web. O tráfego falso que recebem é normalmente alimentado pelas chamadas botnets ou redes de bots, um exército de computadores zumbis infectados e controlados remotamente de lugares desconhecidos ao redor do mundo”.

Nos Estados Unidos, o FBI já chegou a dois homens na Estônia que se declararam culpados por envolvimento em um esquema de fraudes com botnets. A fraude envolveu quatro milhões de computadores zumbis em cem países diferentes e rendeu pelo menos US$ 14 milhões para um grupo de sete pessoas.

Tal fraude gera prejuízos para anunciantes, mas também fragiliza todo o caráter da internet baseado na confiabilidade da informação e do compartilhamento. Crimes com estilo futurístico, realizados por pessoas de alto gabarito intelectual, que utilizam do talento para benefício próprio e exercendo atividades ilegais. É tempo de reforçar uma política técnico-científica e manter-se atentos aos planos de publicidade.

Leia Também:

Shodan: conheça o buscador mais perigoso da internet

Celulares podem comandar ataques cibernéticos

Dicas: Dez sintomas indicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi

Fonte: Reily Rangel e Jornal Valor Econômico