Prejuízos com fraudes diminuíram 6,7% em 2012

fraudA tecnologia tem sido a grande aliada no combate a fraudes em transações de pagamentos por meios eletrônicos no Brasil. De acordo com um levantamento da Federação Brasília de Bancos (Febraban), em 2012, os prejuízos dos bancos com fraudes eletrônicas somaram R$ 1,4 bilhão. Isso representa recuo de 6,7% em relação a 2011, quando as perdas causadas por golpes em canais eletrônicos de atendimento ao cliente (telefone,internet, mobile banking, caixas eletrônicos, cartões de crédito e débito) foram de R$ 1,5 bilhão.

Marcelo Câmara, diretor setorial de prevenção a fraudes da Febraban,considera a queda significativa. Dados da federação mostram que, entre 2008 e 2012, o número de contas corrente no país passou de 118 milhões para 166 milhões, alta anual de 9%. O número de cartões cresceu 10% ao ano,em média, passando de 514 milhões para 750 milhões, e as contas com internet banking cresceram 20,8%, ao ano, nos últimos cinco anos. Câmara diz que é uma taxa superior ao aumento da população com acesso à internet, 13,9%.

“As transações bancárias cresceram 15,5% ao ano nesse período, superior até ao aumento do número de contas ou de cartões. Em 2012 houve aumento de 75% do número de tentativas de golpes pela internet. E o número de fraudes representa 0,006% das transações bancárias. Isso mostra que esses canais são essencialmente seguros”, diz Câmara.

A brigada tecnológica contra a fraude ganhou um reforço dos sistemas de redes neurais, que combinam dados capazes de identificar hábitos de consumo e comportamento dos clientes, e da biometria. “O Itaú Unibanco usa as digitais dos dedos. O Bradesco optou pelas veias da palma da mão. Também está em uso o reconhecimento facial, afirma Câmara.

O especialista em segurança e proteção contra fraudes Ricardo Giorgi diz que a tecnologia e os aplicativos, incluindo os móveis (celulares e tablets), são muito seguros, diferentemente do comportamento do usuário. William Alevate, especialista de segurança da informação da Módulo, afirma que tomar consciência dos perigos e procurar proteção também é uma responsabilidade do usuário.

Fornecedor de hardware e soluções para transações eletrônicas de pagamento, a Verifone, investe em autenticação para diminuir as fraudes. Jone Fachi, principal executivo da empresa no Brasil, diz que o grande desafio em pagamentos por meios eletrônicos está relacionado à autenticação das partes envolvidas. A empresa está lançando um dispositivo que é acoplado a tablets e smartphones para autenticar as transações de pagamento e gerenciar informações do lojista.

O investimento em autenticidade das partes envolvidas na transação também é aposta da Lyra Network, empresa francesa, que, no Brasil, opera uma rede conectando mais de 500 mil pontos de venda. Adriano Barbosa, diretor de novos negócios, diz que a Lyra acaba de lançar no Brasil uma plataforma de pagamento online, já em operação em cerca de 20 mil lojas na França. “A tecnologia permite, numa transação virtual, ao receber os dados do cartão do usuário, identificar o IP da máquina que originou o processo.”

Marcelo Coelho, diretor do Mercado Pago facilitadora de pagamentos pertencente ao Merca – do Livre, diz que utiliza tecnologias de Big Data para identificar padrões dos cerca de 90 milhões de clientes. Assim foi possível reduzir a demanda por dados sobre a vida privada do cliente. (SL)

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Fonte: Valor Econômico

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2 pensamentos sobre “Prejuízos com fraudes diminuíram 6,7% em 2012

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