Autor: Mayra Feitosa
Durante o Intel Press Summit 2013, a Intel anunciou a parceria com a Autofind para a solução ‘Transponder’ que permite a identificação eletrônica de veículos em tempo real – iniciativa que pode otimizar o trabalho dos Detrans com atuação preventiva e identificação de irregularidades em tempo real, como pagamentos pendentes de multas, IPVA e licenciamento.
A Intel Labs desenvolveu a tecnologia em parceria com as universidades de Washignton e o MIT e a tag usa tecnologias WISP (Wireless Identification and Sensing Platform) e RFID, e funciona com computação de alta performance.
Segundo a Autofind, somente São Paulo tem cerca de 30% da frota ilegal, e mais de 7 milhões de veículos trafegam diariamente sem pagar IPVA, multas e licenciamento, e um dos objetivos é aumentar essa arrecadação. “Se você trouxer 10% ou 15% dessa fatia para a legalidade, já paga o investimento inicial”, comenta.
Max Leite, da Intel do Brasil, reforça que o país tem potencial de tornar o futuro uma realidade. “Temos esse exemplo com veículos, por meio do transponder que será lido por um portal, que permite que o carro esteja licenciado com uma tag que conterá todos os dados do motorista e do veículo. As informações são protegidas e cruzadas com um banco de dados e a meta é que o Brasil se torne um exemplo global”.
A solução foi certificada pela ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e está em fase de teste por algumas operadoras de serviços de arrecadação e concessionárias de rodovias, em aplicações como pedágio eletrônico com tecnologia RFID de 915 MHz.
Esse é o primeiro passo para a construção de um sistema que atende às exigências do SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos), e as companhias colaboram no desenvolvimento da versão que será homologada pelo OCD (Organismo Certificador Designado) do DENATRAN.
A estimativa é que até junho de 2014 a solução seja implantada, “mas isso depende dos Detrans, responsáveis por criar a obrigatoriedade”, explica Antonio Calmon, presidente da Autofind. A ideia, segundo ele, é que os veículos novos saiam com a tag no licenciamento, que deve receber uma atualização anual.
Segurança
De acordo com o gestor, a intenção não é monitorar a vida de ninguém, mas proteger o ‘bem’ do cidadão. “O dispositivo tem um número de identificação único e não cruzável com o sistema e com o nome do usuário”, e acrescenta que a infraestrutura conta com uma antena, que ficará na rua para ler o código do transponder.
“Isso não vai invadir a privacidade do cidadão, não existe a intenção de cruzar informações. O sistema só será usado se o usuário estiver numa lista de ocorrências”, adiciona.
Fonte: IP News Magazine
Sergio Cabette • Caro André,
Há mais de 8 anos atrás, foi colocado ao governo e às empresas montadoras o uso do chip em todos os veículos.
Assim teríamos o controle sobre toda a frota existentes no país como inibiríamos o roubo e furto dos mesmos.
A Policia e os órgãos de transito poderiam monitorar.
Bastava você distribuir sensores ou de piso ou por antenas e se fosse um pouco mais além, por GPS.
A indústria automobilística alegou elevação nos custos e o governo na época não viu necessidade.
Abs,
KBT
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Luiz Ferreira • è muito interessante imagem a aplicação deste recurso na solução de crimes.
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Oscar Lopes 1991
AGENTE DE SEGURANÇA na TRT 22@ REGIÃO
A INSTALAÇÃO DESSE DISPOSITIVO DE RASTREAMENTO, ALEM DE AUMENTAR A RECEITA DOS ESTADOS, QUE SERVIRÁ, TAMBÉM, PARA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE, TRARÁ MAIS SEGURANÇA PARA OS BRASIL
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Complementando um pouco mais com informações.
As grandes marcas fabricante de automóveis de luxo no exterior, celebraram parcerias com as seguradoras, empresas de telecom, bancos entre outras prestadoras de serviços.
Estando o “feliz proprietário” com os seguintes serviços disponíveis:
– Socorro automotivo, autoatendimento, guincho, carro-reserva, hotel, etc…
– Plano de saúde, resgate aéreo, hospitais de sua escolha, etc…
– Seguro de vida, podendo ser complementado com plano previdenciário, etc…
– Mobile phone, interligado com sua operadora e disponibilizando todos os serviços de seus aplicativos e integrado ao GPS do veículo e o rastreamento pela seguradora.
– Os serviços públicos que a identificação e o controle podem proporcionar.
– As multas, as apreensões, os impostos.
– O sistema de cobrança de pedágio rápidos já no sistema “no stop”.
– Controle de velocidades e podendo chegar ao “piloto automático”.
– Tento serviço de premiação em passagens, pontuações e demais vantagens de um bom cartão de crédito por fidelização.
Ou seja, de dentro do seu carro, você tem todas as facilidades e comodidades à sua disposição, além da segurança propiciada pela incorporação de parcerias em alta tecnologia.
Como sempre venho afirmando:
– A capacidade de utilização do “CHIP” está diretamente relacionada e atrelada a capacidade inventiva e de criação do ser humano ou seja, ILIMITADA.
É o século 21 que estamos vivendo.
Abs,
KBT
por Sergio Cabette
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