A comissão avaliadora do 1º Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara dos Deputados para desenvolvimento de aplicativos para aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo, escolheu os três aplicativos vencedores:
• Meu Congresso: aplicativo que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e as empresas que receberam pagamentos relacionados à cota parlamentar;
• Monitora, Brasil: app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, organiza rankings, lista de twitters e outras informações relativas ao mandato;
• Deliberatório: jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados.
Os prêmios deverão ser entregues aos vencedores no dia 11 de dezembro, em cerimônia na Câmara dos Deputados. Cada projeto receberá R$ 5 mil, prêmio concedido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do concurso
Projetos
No total, 22 projetos foram apresentados pelos participantes. Doze buscavam facilitar o conhecimento sobre deputados e seu trabalho, permitindo ao cidadão acompanhar a transparência do mandato e fornecendo subsídios para o controle social: Gênero & Participação, TEMA, Retórica, Meu Congresso, Monitora Brasil, PoliticaMe, Parlamentares no Radar parlamentar, Espia Câmara, A Base do Deputado, FuteCâmara, Cara a Cara do Congresso e Sistema do Índice de Transparência Parlamentar.
Outros três projetos enfocaram a participação popular, permitindo ao cidadão acompanhar projetos ou discussões de seu interesse e manifestar-se a respeito. São eles: e-Democracia app, Vigia político e IMMI (Isso Muito Me Interessa).
Os sete projetos restantes basearam-se em informações sobre o processo legislativo, em que o cidadão pode acompanhar as atividades da Câmara em suas redes sociais ou aprender mais sobre o processo legislativo utilizando aplicativos de jogos: Extrato Legislativo, Oi Câmara, Deliberatório, Olho na Câmara dos Deputados, Parlamento virtual, Opovounido.com, Infoseca. De acordo com a Câmara, em breve, todos estes aplicativos estarão disponíveis na página Internet.
Fonte: Convergência Digital