Espionagem na Internet é ameaça à democracia, diz criador da Web

timAutor: Sam Shead

O criado da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee, alertou que a vigilância e a censura dos governos no ambiente online ameaçam o caráter democrático da web.

Berners-Lee fez seus comentários durante a divulgação do o relatório anual Web Index produzido pela World Wide Web Foundation (WWWF). O documento, que aponta como a Internet está ajudando o mundo e classifica os países em termos de impacto social e político da web termina convocando a revisão urgente da estrutura atual jurídica com relação à espionagem por parte dos governos.

“Uma das descobertas mais encorajadoras deste ano é como a web e as mídias sociais estão cada vez mais estimulando as pessoas a organizar, agir e tentar expor irregularidades em todas as regiões do mundo”, disse Berners-Lee.

“Mas alguns governos são ameaçados por isso, e uma maré crescente de vigilância e censura agora ameaça o futuro da democracia. Medidas são necessárias para proteger os nossos direitos fundamentais à privacidade e à liberdade de opinião e de associação online”, disse Berners-Lee.

O relatório constata que a censura e a espionagem web estão ambas em ascensão. Berners-Lee também se manifestou contra as empresas de tecnologia que armazenam dados de usuários (e, por vezes, de forma descuidada).

“A censura direcionada do conteúdo web por parte dos governos é generalizada em todo o mundo. Bloqueios, de moderados a extensivos, ou filtragem de conteúdo politicamente sensível foram relatados em mais de 30% dos países analisados durante o ano passado”, aponta o relatório. “Limites legais sobre a espionagem online por parte do governo precisam urgentemente de revisão. 94% dos países no Web Index não cumprem as normas de boas práticas para verificações e contrapesos na interceptação das comunicações eletrônicas por parte do governo.”

No relatório, o Reino Unido e os EUA foram ambos criticados pela espionagem on-line por parte do governo. Enquanto isso, a Suécia e a Noruega levaram a primeira e a segunda posições, respectivamente, pelos níveis de transparência.

Berners-Lee, que apoia fortemente o vazamento das revelações da NSA por Edward Snowden, também está convocando os governos a divulgar mais informações, para que o público e os desenvolvedores de software possam usá-las para ajudar a combater a pobreza, estimular a inovação, capacitar cidadãos e reduzir a corrupção.

Fonte: IDG Now!

Anúncios

Um pensamento sobre “Espionagem na Internet é ameaça à democracia, diz criador da Web

  1. Sergio Cabette

    Diretor Executivo – Politeclas Ltda – Partner LatAm – Seran Group

    E tudo começou com o “Homem das cavernas”…
    Ele começou a espionar seus “iguais”, para saber seus hábitos e assim poder defender-se como também descobrir as melhores áreas de caça.
    A espionagem (observação) sempre esteve presente em nossas vidas.
    Partindo do campo militar e chegando ao campo do marketing moderno e com todas as suas ferramentas.
    Traçando táticas e estratégias para que as empresas possam de um lado saberem as expectativas e as necessidades dos seus clientes e por outro a ânsia dos consumidores.
    E temos hoje a internet e o e-commerce.
    O que precisamos é saber dominar esta nova tecnologia em benefício da humanidade e não taxa-la de nociva e espúria.
    Precisamos exorcizar velhos dogmas para que possamos extrair dela o bem que possa nos trazer.
    – Os riscos estão para as novas tecnologias como a segurança para a estratégia de dominá-las.
    Abs,
    Kbt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s