Autor: Luis Osvaldo Grossmann

Em maior evidência desde as denúncias do ex-espião americano Edward Snowden, o mercado de segurança digital confia que a nova preocupação vai alimentar os negócios. O Gartner calcula que os investimentos do Brasil em proteção de dados devem chegar a US$ 980 milhões este ano – 12,4% acima do ano passado – mas que a tendência é crescer para algo mais próximo de US$ 1,5 bilhão.

Para o diretor da Sikur, uma das empresas nacionais que atua nesse segmento, Leandro Coletti, há muito caminho a ser percorrido. O uso da criptografia no Brasil é muito incipiente. O país, como outros, se preocupou em disseminar a informação sem se preocupar muito com segurança”, avalia.

“Londres investiu muito em segurança digital [para as Olimpíadas].  No Brasil, quase nada. Sabemos que vários grupos estão se preparando para ataques a sistemas durante a Copa. Se acontecer, será uma repercussão muito negativa”, emenda.

Nesse ecossistema, as empresas nacionais ainda lutam para se destacar. “Investir em segurança nacional é muito difícil, mas está mudando, o que a Rússia e Coreia fizeram anos atrás, está chegando. A soberania dos ativos e sistemas.”

A CDTV, do portal Convergência Digital, gravou a participação do executivo da Sikur no evento de Segurança Pública, realizado nesta terça-feira, 10/12, em Brasília, pela Network Eventos. Assistam:

Fonte: Convergência Digital