Autor: John Ribeiro
A Skype confirmou nesta ultima semana, que suas contas em sites de mídia social foram atacadas por um grupo de hackers que se denominou Syrian Electronic Army. “Você pode ter notado que nossas propriedades nas mídias sociais foram invadidas hoje”, disse a empresa numa mensagem de Twitter ontem. “Nenhuma informação de usuários foi comprometida. Lamentamos pelo ocorrido”.
Os alvos dos hackers foram a conta de Twitter da Skype, o blog oficial e a página do Facebook da empresa. Até o final da noite de quarta-feira o blog da empresa ainda estava redirecionando os acessos para a home page da Skype.
O grupo SEA apoia o governo sírio, segundo reportagens. O SEA reproduziu num post de Twitter uma cópia do que parecia ser a mensagem que divulgou usando a conta da Skype no Twitter. Diz a mensagem: “Não use emails da Microsoft (hotmail,outlook). Eles estão monitorando suas contas e vendendo dados aos governos. Mais detalhes em breve #SEA.” A mensagem foi retirada do feed de Twitter da Skype no final do dia.
O ataque às contas de social media da Skype parece estar associado à divulgação em jornais do material divulgado pelo ex-contratado da NSA, Edward Snowden, que incluía informação de que empresas de internet estariam provendo acesso em tempo real à agência de conteúdo de seus servidores com propósito de vigilância eletrônica.
Anteriormente o SEA já mirou outros grandes sites de internet e contas de Twitter. Em agosto, um ataque que também teria sido do SEA no registrador de domínios australiano Melbourne IT, afetou os sites do jornal The New York Times, do Twitter e outras companhias grandes.
Fonte: IDG Now!
João Gretzitz
Independente
O Skype sempre foi bastante vulnerável a esses ataques, motivo pelo qual é usado com restrições em muitas corporações…
CurtirCurtir