Como apagar um perfil público da Internet

ku-bigpic-3Autor: Lincoln Spector

Maggs2378 encontrou suas informações pessoais “em um daqueles sites de ‘busca por pessoas'” e quer saber como remover isso de lá.

Remover as suas informações privadas de um site não é particularmente difícil, mas pode ser um aborrecimento. Você tem que acessar o site, procurar pelo seu próprio nome, e ter certeza de que você está lá.

Então você terá que procurar pela página da política de privacidade do site e lê-la com cuidado – uma tarefa que nem sempre é fácil se você não é um advogado. Então você tem que seguir as instruções.

Quando terminar, é hora de ir para o próximo site.

Para ter um gostinho dessa experiência, eu tirei o meu nome de dois desses sites.

O primeiro deles foi o Intelius. Eu visitei a página de Política de Privacidade da empresa, e encontrei uma seção chamada “como remover suas informações do  Intelius Public Records Databases”. Dentro daquela única seção de 611 palavras, encontrei um formulário online.

O primeiro campo no formulário me obrigava a fotografar minha carteira de motorista, riscar o número da licença, e fazer o upload da foto para eles (eu “risquei” o número da forma mais analógica possível; o cobri com um pedaço de um Post-It antes de tirar a foto).

Os outros dois campos eram muito mais fáceis. Uma perguntava sobre o meu endereço de e-mail. Deixei em branco o terceiro campo “Informações adicionais”, que era opcional.

Eu recebi uma resposta de imediato, informando que eles tinham recebido o meu pedido e me dariam um número de confirmação.

A grande e agradável surpresa veio em outro e-mail, apenas alguns minutos depois: “o seu pedido de exclusão foi concluído”. E, com certeza, foi.

Eu tive uma experiência mais fácil com o Spokeo. A página de Privacidade me levou à ferramenta de remoção do site. Tudo o que a ferramenta me pediu foi a URL do perfil, um endereço de e-mail, e um CAPTHCA para provar que eu sou humano.

Quando cliquei no botão “Remover este perfil”, me disseram “Por favor, verifique seu e-mail para obter mais instruções”. Com certeza, havia um e-mail, mas não continha as instruções. Ele simplesmente me dizia que “Este diretório foi removido”.

E foi mesmo.

Depois de ter se removido de um desses sites, as suas informações pessoais podem ainda aparecer em pesquisas na Internet. Mas isso não vai acontecer por muito tempo. O Google e outros sites de pesquisa armazenam páginas em cache, mas o liberam regularmente, para se manterem atualizados.

Há um ditado que diz que nada na Internet desaparece. Isso não é inteiramente verdade. Já escrevi artigos para a Web que sumiram por completo – para meu desânimo. Mas há uma possibilidade bem real de que as suas informações continuarão a aparecer de tempos em tempos.

E se algo se tornar viral, você nunca vai se livrar dele. Então, só espero que você nunca  se torne muito popular.

Fonte:  IDG Now!

Anúncios

Um pensamento sobre “Como apagar um perfil público da Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s