Blackphone: especialistas criam celular protegido da espionagem da NSA

Um novo telefone celular GSM chamado de Blackphone, que promete proteger os usuários contra todo tipo de espionagem, incluindo até a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), será lançado em fevereiro, durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

Feito a partir de uma parceria entre as empresas suíças Silent Circle e Geeksphone, o projeto tem o apoio de vários especialistas de segurança, como o criador do protocolo de criptografia de dados PGP, Phil Zimmermann. Livre de operadoras e fabricantes, o aparelho roda uma versão do sistema Android “orientada para segurança”, criada pela PrivaOS.

 O dispositivo permite que o usuário faça e receba ligações telefônica e videochamadas, além de trocar mensagens de texto (SMS) e transferir e armazenar arquivos diversos.

blackphone.jpg

Apesar de as especificações técnicas do Blackphone ainda não terem sido reveladas, o CEO da Silent Circle, Mike Janke, garante que o dispositivo será um celular topo de linha. No entanto, vale notar que a principal prioridade do novo aparelho não está em ter os melhores recursos técnicos, mas sim em proteger a privacidade dos usuários, diz Phil Zimmermann.

Para saber mais sobre o Blackphone ainda será preciso esperar mais um pouco, já que o aparelho será apresentado durante a feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona, na última semana de fevereiro.

Fonte: IDG Now!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Blackphone: especialistas criam celular protegido da espionagem da NSA

  1. O Brasil já possui esta tecnologia. A ZTec (www.ztec.com.br) desenvolveu uma solução chamada ZCell IP, com tecnologia própria e sem backdoor, para criptografia de voz, dados, mensagens, em redes 3G/4G e Wifi.
    A tecnologia nacional é indicada para o Governo Brasileiro e para as Empresas Nacionais que atuam globalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s