Como evitar fraudes no e-commerce

ecommerceOs meios de pagamento alternativos ao dinheiro surgiram como opção de conveniência e segurança, já que é mais fácil e seguro portar cartões ou talão de cheques ao invés de dinheiro ‘vivo’. Em caso de furto ou perda, o cancelamento pode ser feito de maneira mais fácil, evitando um prejuízo ainda maior.

No mundo digital, não há a necessidade de utilizar objetos físicos (como cédulas, cartões de plástico ou talões de cheques) para fazer compras, pois toda transação é feita por meio de dados digitados diretamente no site das lojas e dos bancos. Mas é possível ser vítima de uma fraude, caso seus dados pessoais e financeiros estejam disponíveis de alguma forma: ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma compra online em seu nome.

Segundo dados da Febraban, em 2012 os bancos investiram R$ 7,4 bilhões com softwares e procedimentos de segurança, com intuito de evitar as fraudes digitais, valor bem superior ao capital aplicado em 2008, que foi de R$ 3,5 bilhões. Mesmo assim, para o cliente virtual, a questão da segurança continua sendo um dos maiores problemas no e-commerce. Pesquisa realizada pela PaymentOne e Javelin Strategy & Research (Why Consumers Don’t Pay: Opportunities for Digital Commerce), mostra que 79% dos consumidores fariam mais compras online se o lojista disponibilizasse opções de pagamento mais seguras.

Na SafetyPay promovemos o pagamento via débito em conta bancária diretamente no ambiente do internet banking do seu banco, no qual, além de você já conhecer muito bem o funcionamento, atende perfeitamente todas as suas necessidades de segurança. Você ainda se beneficia de todos os investimentos que os bancos fazem para que seus dados financeiros fiquem cada vez mais seguros e tranquilos.

O CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) elaborou um cartilha de segurança com várias dicas sobre o uso seguro da internet, entre elas sobre a segurança das transações bancárias. Veja algumas delas:

1.  Certifique-se da procedência da loja virtual e da utilização de conexões seguras ao realizar compras e pagamentos via web;

2.  Pesquise na Internet referências sobre o site antes de efetuar uma compra;

3.  Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado;

4.  Não realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou redes Wi-Fi públicas;

5.  Sempre que ficar em dúvida, entre em contato com a central de relacionamento da empresa onde está fazendo a compra;

6.  Verifique periodicamente o extrato da sua conta bancária e do seu cartão de crédito e, caso detecte algum lançamento suspeito, entre em contato imediatamente com o seu banco ou com a operadora do seu cartão de crédito;

7.  Ao efetuar o pagamento de uma compra, nunca forneça dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;

8.  Mantenha seu computador seguro utilizando e atualizando os programas de antivírus.

Fonte: Convergecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s