Obama contrata especialista em criptologia para chefiar NSA

obamisAutor: John Ribeiro

O Presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou um especialista em criptologia para chefiar a Agência de Segurança Nacional (NSA).

O Departamento de Defesa anunciou nessa ultima semana que o vice-almirante da marinha Michael S. Rogers foi o nome escolhido pelo presidente para liderar o Ciber Comando dos Estados Unidos. Rogers também servirá como diretor da NSA e chefe do Serviço Central de Segurança.

A NSA tem sido o centro de diversas controvérsias sobre privacidade depois de vazamentos feitos pelo ex-funcionário da agência, Edward Snowden. A prática de coleta de dados de registros telefônicos nos EUA tem sido criticada por grupos de direitos de privacidade, legisladores e companhias de Internet.

A Agência também foi acusada, entre outras coisas, de acessar em tempo real o conteúdo de servidores de gigantes da tecnologia, espionar líderes de outros países, e invadir as principais vias de comunicação que ligam os centros de dados do Yahoo e do Google em todo o mundo.

Atualmente o vice-almirante Rogers serve ao comando U.S. Fleet Cyber Command. Se confirmado ao cargo, ele substituirá o General Keith Alexander, que ocupa o posto de diretor da agência desde 2005 e de comandante do Ciber Comando desde 2010, de acordo com o comunicado do Departamento de Defesa.

Rogers atuou em várias funções como um criptologista, incluindo suporte direto em missões a bordo de submarinos norte-americanos e unidades de superfície no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo.

Rogers tem a sabedoria “para ajudar a equilibrar as exigências de segurança, privacidade e liberdade na era digital”, disse o secretário de Defesa, Chuck Hagel, em comunicado na quinta-feira.

O governo também nomeou Rick Ledgett, um civil, como vice-diretor da NSA, de acordo com o comunicado. Ele estava dirigindo uma força-tarefa para avaliar os danos do vazamento causado por Snowden.

Fonte:  IDG Now!

Anúncios

Um pensamento sobre “Obama contrata especialista em criptologia para chefiar NSA

  1. Sergio Cabette

    Diretor Executivo – Politeclas Ltda – Partner LatAm – Seran Group

    Se eles que são eles já tem como liquido e certo a necessidade de se protegerem quanto a invasão e a evasão de informações de seus sistemas imaginemos os menos afortunados.
    Isto que é dizer:
    – Quem pode mais chora menos.
    Vivendo aprendendo com os próprios erros ou isto são as melhores práticas sendo utilizadas no aperfeiçoamento dos mesmos?
    Abs,
    kbt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s