Ex-funcionário da NSA quer tornar os e-mails mais seguros

johnO e-mail, talvez ainda a aplicação de Internet mais utilizada, tem mais ou menos o mesmo nível de segurança de um cartão postal. Mas, ao contrário dos cartões, ele é amplamente importante para as emrpesas e profissionais.

Ele não foi feito com a segurança em mente. Foi desenvolvido apenas para funcionar. Mas após revelações feitas recentemente de um esquema de espionagem em grande escala dos EUA e outros países, uma variedade de empresas, incluindo Wickr e Silent Circle, veem oportunidades comerciais em transformar as mensagens criptografadas em produtos que sejam mais fáceis de usar.

Se juntando a essas empresas está a Virtru, cofundada por dois irmãos. John Ackerly, 38 anos, tem background na área de segurança privada, enquanto que o mais novo Will, 34 anos, trabalhou na Agência Nacional de Segurança após sair da faculdade em 2004.

Sua nova aventura tenta resolver problemas de usabilidade em torno do software de critptografia do e-mail, que pode ser complicada de ser configurada. Com o Vitru “você pode mandar para qualquer pessoa, e então elas podem acessar a mensagem sem ter um doutorado em ciência da computação”, afirma Will Ackerly.

Segundo os irmãos, a grande vantagem do Virtru é que ele funciona dentro das interfaces de webmail do Gmail, Outlook e Yahoo e não precisa de um cliente externo, o que não foi algo pequeno de se conseguir, destaca Will.

Por exemplo, o conteúdo digitado no corpo de um e-mail é criptografado imediatamente para que o Gmail, que periodicamente salva um rascunho de novas mensagens, veja apenas o conteúdo criptografado.

Quem vai enviar o e-mail, no entanto, precisa instalar uma extensão no navegador, que gerencia a criptografia do conteúdo. Esses processos cruciais acontecer no computador da pessoa ou em um aparelho móvel, o que significa que esses provedores de webmail só podem ver conteúdo misturado.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios

Um pensamento sobre “Ex-funcionário da NSA quer tornar os e-mails mais seguros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s