Ataque usa nome da Receita Federal para atrair vítimas

A proximidade do período para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 já tem como consequência a atuação de criminosos que enviam e-mails falsos em nome da Receita Federal. O objetivo é roubar dados bancários e de cartões de crédito dos usuários de computador. A nova onda de ataques teve início ao mesmo tempo em que o Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa, que estabelece as regras para a entrega da declaração do IR ano base 2013.

De acordo com um especialista, os mais desatentos e desavisados estão à mercê da atuação destes criminosos que enviam emails com a informação de que a Receita Federal fez análises no CPF do usuário entre os períodos de 2012 e 2013 e encontrou irregularidades. Estes emails contêm um link para que o internauta verifique suas pendências junto ao site da instituição, o que desencadeia a invasão.

É muito importante que os usuários não acreditem em todo conteúdo que recebem por e-mail e que mantenham seus sistemas de antivírus sempre atualizados, para assim estarem menos suscetíveis aos ataques. A fim de se proteger desta ameaça e de demais arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus e atualizá-las com frequência.

Fonte: Modulo Security

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s