NSA nega ter se “passado por Facebook” para espionar usuários

NSA2014Um artigo que acusava a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) de se fazer passar pelo Facebook para espionar cidadãos norte-americanos gerou uma “bronca” do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, ao presidente Barack Obama, e a negação completa por parte da NSA.

A reportagem em questão, que também dizia que a NSA planeja infectar milhões de computadores com malware, apareceu no site First Look e foi co-escrita por Gleen Greenwald, que ficou conhecido em 2013 por uma série de artigos no jornal The Guardian sobre os documentos secretos da NSA vazados pelo ex-funcionário Edward Snowden.

“Em alguns casos, a NSA se disfarçou como um falso servidor do Facebook, usando o site de rede social como uma ferramenta para infectar um computador e ‘puxar’ arquivos de um disco rígido”, aponta a reportagem, citando documentos vazados como fontes.

“Em outras ocasiões, foram enviados e-mails spam com malware, que podem ser usados para gravar áudio a partir do microfone de um computador e tirar fotos com sua webcam.”

Nesta ultima semana, a NSA publicou um comunicado negando as acusações.

“Reportagens recentes da imprensa que alegam que a NSA infectou com malware milhões de computadores no mundo, e que a NSA está se fazendo passar por redes sociais ou outros sites, são imprecisos”, afirmou a Agência.

“A NSA usa suas capacidades técnicas apenas para apoiar operações estrangeiras de inteligência apropriadas e dentro da lei, todas as quais devem ser realizadas de total acordo com suas autoridades.”

Fonte: IDG NOW!

Anúncios

Um pensamento sobre “NSA nega ter se “passado por Facebook” para espionar usuários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s