Malware de Android pode minerar Bitcoins no seu smartphone

Autora: Giovana Penatti

A Trend Micro descobriu um malware que pode ter contaminado mais de um milhão de aparelhos Android em todo o mundo. Identificado como ANDROIDOS_KAGECOIN.HBTB, ele utiliza o poder de processamento do seu aparelho para minerar Bitcoins e afins.

Eles encontraram o malware tanto em aplicativos baixados fora da Play Store – versões alteradas dos populares Football Manager Handheld e TuneIn Radio estavam infectadas – quanto dentro da loja de aplicativos do Google. Dois desses são citados no post: Songs e Prized – Real Rewards & Prizes.

dogecoinfigure5

Segundo a postagem que detalha a descoberta do malware, as descrições nas permissões dos aplicativos são bem vagas, de modo que o usuário nem desconfie que seu smartphone será usado para minerar moedas virtuais. Para funcionar, ele utiliza o código de ferramentas que mineram as moedas em versões alteradas dos apps populares que são baixados pelos usuários de Android. Por utilizar muita energia, a ameaça só é “ativada” quando o aparelho está com a bateria carregando, de forma que o usuário não note uma diminuição drástica na carga.

Ainda de acordo com a postagem, o mesmo malware pode minerar diversas moedas: ele já rendeu centenas de Dogecoins para seu(s) criador(es) e agora minera Litecoins. As Bitcoins mineradas com esse processo já foram transferidas para a carteira dele(s) diversas vezes.

A Trend Micro sugere prestar atenção no comportamento do seu smartphone para saber se você não baixou algum aplicativo infectado: se estiver carregando devagar, esquentando demais ou ficando sem bateria muito rápido, pode ser que tenha algo a mais se utilizando do seu aparelho sem que você saiba.

Apesar de a princípio não apresentar uma ameaça no que diz respeito aos seus dados armazenados no dispositivo, o ANDROIDOS_KAGECOIN.HBTB pode diminuir a vida útil de seu celular, ainda que em pequena escala. Só o fato de estar em aplicativos já baixados milhões de vezes faz com que ele seja considerado uma praga séria.

Para evitar ser um laranja de Bitcoins sem saber, não custa lembrar: é sempre bom ter um antivírus instalado e atualziado no seu smartphone.

Fonte: Tecnoblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s