Malware como Serviço expôs mais de 1,1 milhão de endereços IP

Malware como Serviço. A modalidade avança no cibercrime, revela estudo da Trustwave. O levantamento constatou que ações do crime virtual envolvendo o kit de malware Magnitude durante o mês de maio, comprometeu mais de 210 mil computadores e expôs ao ataque mais de 1,1 milhão de endereços IP em todo o mundo. Os ataques renderam entre US$ 60 e US$ 100 mil por semana para os atacantes.

A ameaça substitui outros kits mais antigos, principalmente o Blackhole, muito utilizado até a prisão de seu mantenedor, o criminoso conhecido como Paunch, no final do ano passado. Mas, diferentemente do Blackhole e outros kits da mesma geração, o Magnitude não pode ser alugado nem comprado no mercado negro.

Os criminosos o adquirem por meio de uma assinatura de uso do kit para seus ataques, oferecendo, como pagamento, uma porcentagem das máquinas-alvo para que a gangue principal controladora do malware possa explorá-las como vítimas. Em geral, os “usuários” do Magnitude repassam de 5% a 20% das máquinas vítimas aos donos do sistema malicioso.

Os principais alvos de ataques são os EUA, com cerca de 338,44 mil tentativas de infecção. Em seguida, vem a França, com cerca de 75,52 mil tentativas e o Irã, com cerca de 69,51 mil. Mesmo sendo o mais atacado, os EUA registraram a menor taxa de sucesso para os criminosos, com apenas 9% dos ataques sendo convertidos em infecção, parcela idêntica à da França.

Vários países na América Latina sofreram tentativa de infecção, sendo que a Argentina apresentou cerca de 42,08 mil ocorrências; o Brasil, cerca de 32,93 mil; o México teve em torno de 25,71 mil tentativas; o Peru, cerca de 14.94 mil; a Venezuela, cerca de 12,30 mil e a Colômbia, 8,81 mil tentativas de infecção.

Fonte:  Convergência Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s