Empresas falham na gestão de riscos, revela estudo

Cada vez mais os departamentos de tecnologia e de negócios sofrem pressões para aperfeiçoar os seus processos, mitigar os seus riscos operacionais, garantir a segurança e os níveis dos serviços prestados, melhorar desempenhos e implementar controles monitorados.

Pesquisa realizada pela Tech Supply durante o Integrity Forum 2014 constatou que os principais desafios enfrentados pelas empresas brasileiras para a Gestão do Negócio são hoje a Gestão de Riscos (35,6%) e Prevenção a Fraudes e/ou Operações Irregulares (28,9%). Esses desafios ficam a frente até mesmo de questões como redução de custos e geração de indicadores.

Tem mais: 44,3% das mais e 100 empresas respondentes afirmam que não têm uma solução de gestão de riscos ou algum projeto em andamento nessa área, e esse fator foi apontado no estudo por 35,6% como o principal desafio para a gestão dos negócios. Para 28,9%, o controle efetivo sobre prevenção de fraudes e operações irregulares são os gargalos de suas operações.

Nesse contexto, a Governança Corporativa, em relação aos riscos e compliance, não pode ser encarada como custo, mas como investimento.

É importnate reconstruir cenários para verificar como um determinado problema foi gerado e corrigi-lo, até modelos complexos de monitoramento e controle que garantem a identificação em tempo real de ações que prejudiquem a integridade da companhia”, explica Miguel Perrotti, diretor presidente da Tech Supply.

Para mais de 64% dos entrevistados, a TI também precisa melhorar a forma como reporta as iniciativas de governança, em relação a conteúdo e indicadores, para as demais áreas da empresa. Segundo o estudo, o principal desafio em relação à tecnologia da informação é a gestão de identidade, governança de acessos, segregação de funções (50,7%), unificação de informações e geração de indicadores (24,3%), vulnerabilidade dos dispositivos móveis (10,8%), entre outros.

Embora 41,7% das empresas usem um sistema de integridade que inclua parcialmente a gestão de risco, auditoria e monitoramento contínuo, 19,7% sequer conhecem algum tipo de solução. Questionados sobre qual projeto futuro sua empresa pretende priorizar, 32,4% responderam que a auditoria continua, e 29,7% afirmaram que pretendem investir em monitoramento e controle de riscos/compliance. Apenas 10,8% pretendem investir em melhoria e evolução dos processos e 5,4% nos sistemas legados (ERP).

Nesse cenário, a Tech Supply busca se consolidar como um importante aliado na identificação de fraudes e na auditoria preventiva. Recentemente, fundiu suas atividades com a Latin Tech, consultoria para gestão de TI, sendo uma das principais parceiras do The Attachmate Group no Brasil.  As duas empresas fazem parte do grupo Perrotti Partners, também detentor da Invest Tech, gestora de investimentos em Private Equitação e Venture Capital focados na área de TI.

Segundo Perrotti, a fusão unificou conhecimentos tecnológico, infraestrutura e acesso a soluções, com o objetivo de consolidar a Tech Supply como uma importante aliada das companhias na garantia da integridade dos dados, infraestrutura, identificação de fraudes e auditoria. Por meio de investigações, controles e monitoramentos, os serviços buscam auxiliar na mitigação de riscos, compliance e na geração de transparência e visibilidade às operações empresariais.

“A Tech Supply e a Latin Tech possuíam públicos distintos e soluções complementares. Agora, teremos uma só companhia com expertise em Governança Corporativa e de TI, com foco na mitigação de riscos e na geração de transparência e visibilidade em todos os níveis das operações empresariais, através da implementação de soluções e processos para investigações, controles e monitoramentos.

Perrotti posiciona a empresa entre as chamadas Big Four da contabilidade (PricewaterhouseCoopers, Deloitte, KPMG e Ernst & Young), as grandes de ERP (Oracle, SAP, SAS), as grandes integradoras (IBM e HP) e as grandes de segurança e TI (Symantec e CA).

O foco são soluções para a integridade dos dados, infraestrutura, identificação de fraudes e auditoria, para três verticais: Finanças, Auditoria e Controle e Governança.

Hoje, a nova Tech Supply atende importantes clientes como Banco Central, Banco Itau, P&G, Camargo Correa e as próprias Big Four.

Mas a empresa está começando a atender também grandes da indústria e do varejo.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s