Abrir criptografia aos governos é colocar futuro da Internet em jogo

Os comentários feitos em um post pelo diretor do FBI, James Comey, nesta ultima terça-feira (07/07), afirmando que era a hora de o país fazer um “debate robusto” sobre o uso de recursos de criptografia em mensagens por empresas de tecnologia, uma vez que, na opinião do executivo do órgão de segurança americano, esse recurso possibilita, por exemplo,que o Estado Islâmico e outros grupos terroristas recrutem militantes e arquitetem atentados sem que possam ser rastreados, foram imediatamente retrucados por especialistas defensores da neutralidade.

A reação mais forte veio de um grupo formado por 13 importantes desenvolvedores e especialistas na quebra de códigos de criptografia, cientistas da computação e especialistas em segurança. Eles divulgaram um relatório onde sustentam: É inviável que governos dos Estados Unidos e Inglaterra venham a solicitar um acesso especial a comunicações criptografadas sem que isso coloque em risco dados sigilosos e infraestruturas críticas, como de bancos e redes de energia.

Os especialistas, entre eles Whitfield Diffie, pioneiro na criação de chave pública de criptografia, e Ronald L. Rivest, o “R” da desenvolvedora de algoritmos de criptografia RSA, advertem que para dar aos governos chaves de criptografia para a leitura de tais comunicações, teria que acontecer um grau de confiança, hoje, inexistente.

“O futuro da internet global está sendo desenhado e queremos garantir que os políticos tenham uma análise tecnologia aprofundada”, disse Daniel J. Weitzner, chefe de pesquisa de políticas de internet e iniciativas de ciberssegurança do Massachusetts Institute of Technology, MIT, e ex-vice-chefe de tecnologia na Casa Branca, e um dos especialistas que assinou o relatório contrário a James Comey, do FBI.

Fonte: Convergencia Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s