Estados Unidos prendem cinco envolvidos no ataque hackers ao banco JPMorgan

As autoridades norte-americanas prenderam cinco pessoas responsáveis pelo ataque ao JPMorgan Chase. Em um dos maiores delitos hacker da história dos Estados Unidos, 83 milhões de contas do banco foram vazadas pelos criminosos – 76 milhões de contas domésticas e 7 milhões de pequenas empresas.

De acordo com o FBI, três hackers foram detidos por manipularem ações enquanto outros dois por promoverem troca ilegal de bitcoins.

Os autores do ciberataque roubaram as credenciais de login de um empregado do JPMorgan e a usaram para acessar 90 servidores da empresa.

Depois, eles roubaram informações detalhadas, que incluíam nomes, endereços de e-mail e telefones. Nenhuma informação financeira foi comprometida, segundo a instituição financeira. De acordo com relatórios, os cibercriminosos também invadiram sistemas de outros bancos.

No início, o JPMorgan suspeitava que o governo russo estava envolvido, investigações posteriores descartaram a possibilidade. Das prisões realizadas nesta ultima terça-feira (21/07), os israelenses Gery Shalon e Ziv Orenstein foram acusados de manipularem ações, juntamente com o norte-americano Joshua Samuel Aaron.

No esquema, eles elevavam o valor de ações de baixo volume para, na sequência, vendê-las a um preço inflacionado para compradores atraídos por ofertas em e-mails. A operação foi realizada em 2011 e 2012.

Já Yuri Lebedev e Anthony Murgio foram detidos por operarem trocas não licenciadas da moeda virtual Bitcoin. Eles foram responsáveis pela troca de US$ 1,8 milhão em bitcoins em nome de milhares de cliente.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s