Presidente Barack Obama não concederá perdão a Snowden

A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não perdoará Edward Snowden, apesar de parte da população pedir para fazê-lo.

Uma petição no site WhiteHouse.gov, que pede para que Obama conceda perdão ao ex-analista de inteligência da NSA, chegou a 168 mil assinaturas. No entanto, não pareceu ser o suficiente para convencer o presidente.

Segundo sua conselheira para segurança nacional e contra terrorismo, Lisa Monaco, Obama tem pressionado por reformas nos programas de vigilância do País.

“Ao invés de endereçar tais problemas de forma construtiva, a decisão do senhor Snowden de roubar e divulgar informações classificadas gerou graves consequências para a segurança de nosso país e as pessoas que trabalham diariamente para protegê-las”, escreveu Monaco no site da petição WhiteHouse.gov.

No entanto, a resposta de Monaco à petição não menciona que todas as reformas de vigilância aprovadas pelo governo Obama foram propostas após Snowden começar a vazar informações sobre a agência de espionagem em meados de 2013.

Para a conselheira, se Snowden de fato acreditasse que estava envolvido em desobediência civil, ele deveria ter se envolvido em um “ato construtivo de protesto” e enfrentar as conseqüências. “Ele deve voltar para os Estados Unidos e ser julgado por um júri”, disse Monaco.

“Ele deve voltar para os Estados Unidos e ser julgado por um júri local  e não se esconder atrás de um regime autoritário”, escreveu. “Agora, ele está fugindo das consequências de seus atos”.

Snowden enfrenta acusações de espionagem nos Estados Unidos. O ex-agente da NSA se encontra na Rússia, após o governo russo oferecer asilo temporário.

A resposta da Casa Branca acontece após o ex-procurador geral dos Estados Unidos, Eric Holder, defender a possibilidade de um acordo por parte do Departamento de Justiça americano que permitiria Snowden retornar ao país.

Fonte: IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s