Windows 10 vira isca para golpes virtuais

A ansiedade dos consumidores em obter o Windows 10 pode levá-los a cair num golpe que já se tornou recorrente em eventos de grande interesse. A Talos, da Cisco, descobriu que criminosos estão se aproveitando do momento para sequestrar arquivos usando ataques do tipo ransomware.

Vários internautas vêm recebendo e-mails com proposta de atualização agilizada. Algumas pessoas precisam entrar numa fila para obter o novo sistema – gratuito apenas para Windows 7 e 8.1 -, por isso a ideia dos golpistas é tirar proveito da ansiedade de quem tem de esperar.

O e-mail vem de um remetente aparentemente legítimo, escondido por trás do “update@microsoft.com”, e contém vários elementos que inspiram confiança, como as cores e avisos da Microsoft, além de um pequeno texto que imita as garantias de escaneamento de sistemas antivírus.

O problema é que, uma vez baixado e executado, o arquivo que promete a atualização criptografa todos os arquivos do computador e estabelece prazo para que o usuário pague uma quantia e receba a chave para liberar seus pertences virtuais.

As únicas maneiras de conseguir o Windows 10 são pelos canais oficiais da Microsoft, que não está distribuindo o sistema por e-mail. Na dúvida, ao receber qualquer e-mail do tipo, delete a mensagem. Mais informações sobre a atualização podem ser buscadas no site da própria empresa.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s