Estudo revela presentes mais suscetíveis a ataques

Com a época de festas chegando, a Intel Security revela para os consumidores os “Presentes de Natal mais suscetíveis a ataques de hackers” para garantir sua segurança ao dar e receber presentes tecnológicos.

Na época de festas, os consumidores ficam ansiosos para começar a usar seus novos dispositivos o quanto antes e geralmente não percebem alguns dos riscos de segurança em potencial que os tornam vulneráveis. Coisas tão comuns e aparentemente seguras como uma conexão Wi-Fi, Bluetooth e aplicativos para pagamentos podem rapidamente se tornar um ponto fraco na segurança pessoal.

Para ficar alerta aos riscos, veja a seguir os presentes de Natal mais suscetíveis a ataques de hackers em 2015 segundo a Intel Security.

Relógios inteligentes e monitores de atividades físicas

Os relógios inteligentes e monitores de atividades físicas se tornaram extremamente populares nos últimos anos, e devem gerar um grande volume de vendas nesta época de festas.

O proveito real de invadir um dispositivo vestível está em sua conexão com um smartphone. Com acesso ao smartphone, o hacker pode passar pelo aplicativo do dispositivo vestível e ler e-mails, SMSs ou até mesmo instalar um software mal-intencionado, além de visualizar informações no dispositivo como endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento etc., que podem ser usadas para roubar identidades.

Smartphones e tablets

Com a constante fabricação de novos modelos de smartphones e tablets durante todo o ano, esses dispositivos são presentes ideais para amigos e familiares que querem ter o telefone mais atual para dar suporte à sua rotina sempre em movimento.

Nesses dispositivos, os invasores podem assumir o controle do Bluetooth e, com algumas informações e artimanhas, um invasor pode se passar por um dispositivo Bluetooth e usar isso para roubar informações, como ler mensagens de texto ou ligar para um número pago fingindo ser o seu relógio inteligente, bem como visualizar informações no dispositivo para roubar sua identidade.

Drones e dispositivos com câmeras

Nos dias de hoje, todos querem registrar cada momento utilizando dispositivos com câmeras e até mesmo capturar vistas aéreas com equipamentos como drones. De acordo com as previsões da CEA, o mercado norte-americano de drones faturará quase US$ 105 milhões em 2015.

Os cibecriminosos podem roubar dados pessoais confidenciais de alguém que deseja se conectar a uma rede Wi-Fi aberta enquanto um drone sobrevoa sua cabeça. Isso tira proveito do fato de que os consumidores geralmente estão dispostos a sacrificar a segurança e a privacidade pela praticidade de conectar-se a redes não seguras.

Dispositivos para crianças

E-books, aplicativos sociais e carros de controle remoto: as crianças adoram usar a tecnologia e, embora esperemos que os brinquedos infantis sejam incondicionalmente seguros, existem algumas questões de segurança das quais os pais devem estar cientes, principalmente quando esses dispositivos possuem acesso à Internet. Já houve casos de hackers que invadiram babás eletrônicas e câmeras de vigilância infantil.

Infelizmente, raramente a segurança dos dispositivos e aplicativos sociais para crianças é considerada, então é responsabilidade dos pais assegurar que o brinquedo de seu filho não esteja transmitindo vídeo ou áudio para visualizadores desconhecidos!

Veja algumas dicas para manter mais seguros os dispositivos que ganhar de presente:

Altere as senhas padrão. Esse provavelmente é um dos métodos mais eficazes para proteger melhor seu dispositivo na época das festas. Ao alterar a senha de um dispositivo para outra mais complexa (de pelo menos oito caracteres com números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas), você adotará uma postura de segurança mais reforçada.

Mantenha o software atualizado. Os dispositivos inteligentes quase sempre exigem atualizações de software regulares. Geralmente, essas atualizações incluem correções de segurança criadas para proteger os usuários contra os cibercriminosos. Sempre atualize seus dispositivos assim que as atualizações forem disponibilizadas.

Proteja seus principais dispositivos. Mesmo se um hacker assumir o controle do seu drone ou monitor de atividades físicas, o ideal é impedir que eles acessem seu smartphone, tablet ou laptop.

Fonte: Risk Report

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s