58% dos usuários de nuvem compartilham credenciais de acesso a informações

Estudo da BSA mostra que parte do problema relaciona-se à falta de orientação e à ausência de políticas formais para uso do serviço.

segurança

A computação em nuvem já comprovou diversos benefícios e tornou-se uma realidade nas empresas. Mas engana-se quem pensa que, apesar de toda evolução verificada nos últimos anos, tudo já está resolvido e perfeito quando o assunto é cloud.

Segundo uma pesquisa global recente divulgada pela BSA|Software Alliance, ainda há um desafio grande em termos de gestão e segurança de dados.

O levantamento identificou que 58% dos usuários de soluções em nuvem compartilham suas credenciais de acesso. Além disso, um em cada dez respondentes revelou que compartilha essas informações com pessoas de fora do ambiente de trabalho. Dentro deste grupo, 72% indicaram que já fizeram isso mais de uma vez.

O estudo da organização mostra que parte do problema do compartilhamento de credenciais relaciona-se à falta de orientação e à ausência de políticas formais nas empresas para o uso do serviço: 42% dos participantes do estudo revelaram que as empresas onde trabalham não possuem tais regras.

“A nuvem precisa de gestão corporativa, ou seja, políticas para a aprovação de fornecedores de serviços em nuvem e que definam seu uso de forma segura. Compartilhar senhas e logins fragiliza a segurança da informação”, diz Antônio Eduardo Mendes da Silva, country manager da BSA para o Brasil.

A organização recomenda a criação de um programa de gestão de ativos de software (SAM) eficiente, que pode não somente definir as métricas para a compra de softwares em nuvem, de maneira segura, como também monitorar as provisões de licenciamento e o número de usuários que acessam o serviço.

Além de reduzir e prevenir ameaças digitais, o estudo mostrou que a implementação dessa abordagem pode gerar economias da ordem de 25%, por meio da eliminação de ineficiências, como a hospedagem de softwares desnecessários.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s