Fraude na rede social: 20% das contas de grandes marcas globais são falsas

A informação é da empresa de cibersegurança Proofpoint e inclui BMW, Capital One, Chanel, Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Um novo relatório de cibersegurança e fraude em redes sociais, da empresa Proofpoint, aponta que é preciso tomar muito cuidado na hora de seguir uma grande marca global nas redes. O estudo investigou 4.840 contas de redes sociais associadas a dez marcas globais e descobriu que 20% delas (902) eram falsas.

Ou seja, de cada cinco contas de rede social dessas marcas, uma é falsa, feita para gerar receita fraudulenta de publicidade; roubar dados dos usuários ou vender produtos falsificados na rede. O estudo da Proofpoint investigou contas associadas às marcas BMW, Capital One, Chanel, Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Das 902 contas falsas, 28% foram identificadas como contas criadas por criminosos para roubar dados ou vender produtos piratas. Os 2/3 restantes estavam associados a esquemas para ganhar receita de publicidade com cliques em anúncios nas redes sociais que levam os usuários para sites cheios de lixo.

Segundo a Proofpoint, esse esquema de publicidade fraudulenta nas redes sociais está em alta. No segundo trimestre de 2016, a Proofpoint identificou uma média de 600 novas contas fraudulentas por mês, contra a média de 500 contas falsas por mês nos primeiros três meses de 2016.

 Na medida em que as marcas investem mais em publicidade nas redes sociais, a Proofpoint alerta para o risco do aumento desse tipo de fraude. “As empresas devem investir US$ 35 bilhões em publicidade em redes sociais em 2017 (Fonte: eMarketer) e esse monte de dinheiro é ideal para atrair o cibercrime. Os fraudadores criam contas falsas para roubar dados e empresas e esse tipo de prática é nocivo para as marcas”, aponta o estudo.

A Proofpoint colocou o estudo para download em seu site. Clique aqui para acessar.

Fonte: IDG NOW!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s