Obama critica compartilhamento de notícias falsas no Facebook

Para presidente dos EUA, isso só acelera a polarização dos eleitores e aumenta a dificuldade de conversas em comum.

Agora foi a vez do presidente dos EUA, Barack Obama, se pronunciar sobre o compartilhamento de notícias falsas no Facebook após muita polêmica em torno do assunto desde a eleição do seu sucessor, Donald Trump, na última semana.

“Em uma época em que há tanta desinformação ativa e ela é muito bem empacotada e parece o mesmo quando você vê em uma página no Facebook ou liga sua TV. Se tudo parece igual e não são feitas distinções, então não saberemos o que proteger”, afirmou Obama, que deixará o cargo no final de 2016 após oito anos comandando o país.

Em seu pronunciamento sobre o assunto, realizado nesta semana na Alemanha, Obama ainda disse que “tudo é verdade e nada é verdade” em um mundo desse tipo.

“Uma explicação sobre a mudança climática feita por um fisicista ganhador do Prêmio Nobel aparece exatamente da mesma maneira na sua página no Facebook com uma negação da mudança climática feita por alguém da folha de pagamento dos irmãos Koch. E a capacidade de disseminar desinformação, teorias da conspiração malucas, para pintar a oposição de uma maneira extremamente negativa sem nenhuma réplica – isso acelerou de uma maneira que polarizam ainda mais o eleitorado e tornando muito difícil ter uma conversa em comum.”

Após as críticas recebidas nos últimos dias, o Facebook (e Google) decidiram banir a geração de receita pela sua rede de publicidade para sites publicam notícias falsas.

No entanto, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, nega que essas notícias falsas publicadas na rede social possam ter decidido a eleição presidencial dos EUA a favor do republicano Donald Trump.

Fonte: IDG NOW!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s