byod (1)Autor: Tom Kaneshige

Apenas dois anos atrás, o BYOD inundou as empresas, em parte graças aos software de gestão de dispositivos móveis (MDM), que permitiam deixar os funcionários desfrutar da comodidade de uso de aplicativos de trabalho e aplicativos pessoais em um único dispositivo, proporcionando um cobertor de segurança. Mas, agora, sinais apontam o aproveitando de capacidades avançadas de MDM para a criação de restrições de uso dos dispositivos móveis que ameaçam arruinar a experiência do usuário.

“Achamos que algumas organizações de TI, acostumadas a ter controles fortes, estão levando esses controles para os dispositivos móveis, implementando políticas MDM muito onerosas”, diz o analista do Gartner Van Baker.

Até 2016, um em cada cinco programas de BYOD irá falhar devido a implantação de medidas gerenciamento de dispositivos móveis muito restritivas, prevê Baker.

O prognóstico sombrio não é mero trabalho de adivinhação. Pesquisa do Gartner, do final do ano passado, revelou que um em cada cinco empresas abandonará o BYOD por causa de preocupações com privacidade.

De acordo com Baker já é possível perceber a degradação da experiência do usuário em dispositivos móveis por conta do mau uso das ferramentas MDM. Juntas, questões relacionadas com má usabilidade e violações de privacidade vão atrapalhar o desenvolvimento do BYOD.

Por exemplo, alguns departamentos de TI, através do uso de MDM, estão forçando os usuários a alternarem o uso de ambientes diversos e várias senhas. Por exemplo: um usuário com o app do Facebook aberto no espaço pessoal de um tablet, que queira verificar o e-mail de trabalho, terá que sair do Facebook, sair do espaço pessoal, fazer login no espaço de trabalho, e fazer login no o e-mail corporativo. Se quiser voltar para Facebook, terá que fazer todo o processo de novo, na ordem inversa.

Outra empresa  obriga que os tablets usem uma capa protetora que exige um cartão de identificação segura. Resultado: esses tablets se tornaram inúteis, pesos de papel.

Outra tática comum,  que arruína a experiência do usuário, é forçar os funcionários a usarem aplicativos móveis corporativos somente enquanto estiverem nas instalações da empresa, obrigando-os a usar um cliente de email desajeitado em vez do cliente de email nativo do aparelho.

“Esse tipo de usabilidade não só deixará de ser tolerada, como conduzirá os funcionários para longe dos programas BYOD”, alerta Baker.

Se o MDM parecer muito restritivo, os funcionários vão se revoltar.

Fonte: CIO