O que fazer e o que evitar nas compras on-line de final de ano

setaCom o final de ano chegando nunca é demais ter cuidado redobrado antes de fazer compras em sites de e-commerce, prática cada vez mais comum no Brasil. Pensando nisso, a empresa de segurança AVG lançou um guia para ajudar os consumidores na hora de fazer compras on-line, incluindo lembretes de segurança, sites que valem visitar para quem está em busca de descontos ou produtos mais difíceis de encontrar e como fazer reclamações após ter algum problema.

Segurança

A AVG pede que os consumidores sempre se certifiquem de que estão fazendo compras em um site seguro, que tenha um endereço https na web e o símbolo de cadeado fechado na parte inferior e/ou ao lado da URL.

Caso esteja em um site de compras que não conheça, é sempre interessante fazer buscas em sites de reclamações como o Reclame Aqui, verificar a famosa “lista negra” do Procon-SP ou até consultar o CNPJ das lojas no Serasa.

A empresa também ressalta para o usuário evitar fazer compras em computadores ou redes de Wi-Fi públicas, que são mais vulneráveis a possíveis invasões de usuários maliciosos em busca de informações sensíveis dos outros.

Em busca de descontos

Para quem quer economizar ou está em busca de um produto mais difícil de ser encontrado, a AVG cita como opções alguns sites já conhecidos dos brasileiros. A lista inclui páginas de compras coletivas, como Groupon e Peixe Urbano, sites de leilão, como Mercado Livre e eBay, e páginas comparativas de preços, como Buscapé e Busca Presente.

Compras internacionais

É sempre bom levar em conta na hora de fazer orçamentos de compras on-line em sites internacionais os custos de frete, IOF e possíveis taxas da sua operadora de cartões, além de impostos que podem encarecer bastante o valor final, como já acontece com diversos itens na Amazon, por exemplo.

Fonte: IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s