Após a pandemia, houve um crescimento exponencial das novas tecnologias e acompanhado desta evolução, podemos observar com destaque, os impactos que a inteligência artificial pode ocasionar como a desinformação, o cibe ataque e a insegurança. Essas novas tecnologias também podem manipular a opinião pública destacando a desinformação na segunda posição dos TOP Riscos no relatório “Global Risk Report 2024”, “World Economic Forum” que ocorre anualmente em Davos.

O uso da inteligência artificial gera incríveis oportunidades para os negócios, porém é necessário considerar os impactos na sociedade, economia e segurança. O sucesso da implementação da inteligência artificial depende de outros fatores de prevenção como: testes regulares, atualizações de software, análises, muito treinamento e qualificação relacionado às tecnologias.

Esses avanços tecnológicos também podem prover aos cibercriminosos um caminho para exploração de novas vulnerabilidades, como criação de malwares avançados, se passar por outras pessoas, desconfigurações de parâmetros e dados da própria inteligência artificial, por exemplo. E ao mesmo tempo, por outro lado, pode ser usado para melhorar a qualidade da resposta e tempo ao ciberataque, pode processar uma grande quantidade de dados detectando padrões que podem ser negligenciados pelos seres humanos e pode automatizar processos de segurança como: gerenciamento de patches, correção de bugs e outras vulnerabilidades.

Precisamos reconhecer que hoje em dia quase tudo está relacionado ou depende destas novas tecnologias, o sistema de abastecimento de água, energia elétrica, sistema financeiro, a rede de comunicação… isso significa que a cibersegurança não se trata apenas de proteger um dispositivo móvel ou os dados ou informações, por isso precisamos ter uma abordagem pró-ativa para identificar e monitorar essas vulnerabilidades, além de estar informados e atualizados sobre as leis e regulações, implementar as medidas para manter uma segurança robusta e mitigar os riscos.

E se quiser mergulhar ainda mais no assunto, corra e confira em: Global Risks Report 2024🔥

Fonte: World Economic Forum (https://www.linkedin.com/pulse/intelig%2525C3%2525AAncia-artificial-criada-para-evolu%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-digital-e-andrea-osaki-gmqsf%3FtrackingId=zIWInA6yxQkhJRrFyA2%252FIw%253D%253D/?trackingId=zIWInA6yxQkhJRrFyA2%2FIw%3D%3D)