Autores: Ana Paula Lobo e Pedro Costa
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor Executivo de Serviços de Valor Adicionado da Embratel, Ney Acyr Rodrigues, admite que há ‘uma onda emocional’ com relação aos serviços em nuvem em função do impacto da divulgação das ações de espionagem dos Estados Unidos. Mas ele sustenta que essa fase vai passar.
“A espionagem vai além dos serviços em nuvem. O mercado vai entender que conectividade segura, site seguro e ferramentas de combate às invasões são cruciais e podem vir numa oferta de cloud”, afirma. Com relação ao possível atraso do setor de telecomunicações na oferta da nuvem, Acyr Rodrigues rejeita essa tese. “As teles foram as primeiras a cuidar de serviços na rede. Com relação à oferta de serviços, o momento de entrar é agora. Há uma maior maturidade. O desafio das teles é não deixar de fazer com qualidade o quê já existe para atender cloud”, diz.
Durante o Futurecom 2013, a Embratel lançou a a solução de segurança Anti DDoS Embratel é uma tecnologia composta por dois sistemas. O primeiro faz a detecção da anomalia, conhecido como Collector Plataform (CP), e o segundo executa o tratamento do tráfego, chamado Threat Management System (TMS).
O objetivo desse lançamento é manter a disponibilidade da infraestrutura dos clientes que possuem link de Internet da Embratel, evitando, assim, a saturação da banda de Internet, a indisponibilidade de serviços ou até mesmo protegendo diante de eventuais ataques DOS (Denial of Service) e DDOS (Distributed DoS).
Acyr Rodrigues falou ainda sobre o mercado de big data para as operadoras de Telecom. “O que importa é o melhor uso da inteligência. Nessa área acredito que parcerias serão fechadas” e faz uma avaliação da adoção de cloud computing no Brasil. Assistam:
Leia Também:
– Funcionário assusta mais que hacker, revela pesquisa
– Brasil está no Top 10 dos ataques na Internet
– Nos EUA, 13 membros do Anonymous são indiciados por ataques DDoS
Fonte: Convergência Digital
Republicou isso em TI e Tendências Web.
CurtirCurtir