11setAutor: Ivan Morales

Todos se recordam do 11 de setembro de 2001: após as torres do World Trade Center serem atingidas pelas aeronaves, num espaço de minutos as grandes obras que mostravam o poderio econômico dos EUA viraram escombros. Muitas empresas bem estruturadas em seus negócios simplesmente desapareceram. Muitas vidas se perderam em uma ação até hoje sem explicação lógica para nós seres humanos. Mas o que isto tem a ver com TI e com Segurança da Informação? Estas empresas, provavelmente, tinham seus Gestores de Segurança que pensavam na guarda do backup dos DataCenter. Pois bem, a maioria das empresas mantinha seus backups na Torre ao lado na qual trabalhava. Ou seja, com a destruição das Torres, os backups que continham a vida da empresa, desapareceram.

Este foi um aprendizado, doloroso, que as grandes empresas de TI absorveram rapidamente. Aquelas que não tinham sistemas de proteção de incêndio, cofre anti chamas, um planejamento para envio das fitas backup para outras filiais, testes de recuperação de dados, contratos com fornecimento de Servidores ou até um DataCenter backup, começaram a pensar no assunto

Na empresa onde trabalhava, o primeiro projeto pós 11 de setembro, com ênfase a Segurança, foi o que fazer se isto acontecesse na Empresa a um custo menor possível ? Primeiro, aproveitamos um Servidor utilizado para testes e prototipação do ERP SAP, que ficava ao lado do Servidor Principal na matriz e enviamos para uma filial. Em paralelo, iniciamos o levantamento dos riscos por negócio, envolvemos os usuários na preparação dos procedimentos, mapear os principais processos para manter a empresa em operação, mesmo de maneira precária. Contratamos links de comunicação backup ligando o DataCenter Backup com outras filiais (até então, só se conectavam através da matriz). Feito isto, a última etapa do processo: Simular uma situação onde fosse necessário o restore do backup. Sucesso !!! Estava concebido o Plano de Disaster Recovery da Empresa. Todos os procedimentos, grupos de trabalho, contratos e contatos externos, tudo documentado e tendo responsáveis para agir em caso de um 11 de setembro na empresa. Apenas um detalhes: Isto foi para o sistema de ERP. Os servidores de FileSystem, Sistemas Operacionais, Banco de dados, ficou para outra etapa. Esta não saiu do papel por falta de recursos financeiros.

A um tempo atrás, estive no CPD de uma Prefeitura para falarmos sobre Sistemas de Gestão e segurança da informação. Após muita conversa, descobri que não havia um sistema de combate a incêndio, sistema de monitoramento, um condicionador de ar no CPD e o backup do servidor, o Chefe do CPD mantinha a fita na casa dele. O prédio não tinha aterramento, um sistema de para-raios, cabos de rede eram lançados junto com cabos elétricos. Motivo de tudo isto: economia, falta de recursos financeiros.

O conselho que dei a esta pessoa: Implementar um Plano Diretor de Informática, tendo base de analise da Segurança a leitura da Norma BS7799 (ISO/IEC 27001). Neste, contemplar a situação atual, os riscos dos processos envolvidos, como seria afetada a Imagem da Instituição e chegar ao investimento necessário para adequar a situação. Qualquer Gestor Financeiro, de bom senso, vai entender a situação problema e efetuar as provisões financeiras necessárias para resolver a situação, mesmo que isto seja a longo prazo.Se existir um 11 de setembro, pelo menos o backup ainda deve estar salvo, mesmo que seja na casa do Chefe do CPD

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Fonte: Profissionais de TI